Polo Educacional da Cascalheira






 Educar é formar cidadãos humanistas

               
 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

A Escola Municipal Professor Roberto Santos, situa – se na zona rural, localidade Cascalheira a  7(sete) Km da cidade de Sítio do Quinto – BA. Onde funciona como escola sede do Polo Educacional da Cascalheira, tendo seis escolas anexadas a ela.
  • Foi construída em 1982, pelo excelentíssimo Governador da Bahia Robert Santos na época com duas salas, um pátio, dois banheiros, uma cozinha e uma secretaria.
  • Em 1996, foi reformada pelo governador de Bahia Paulo Souto e foi construído um reservatório de água.
  • Em 1999, a escola formou uma comissão e fundou o Caixa Escolar Comunitária e ganhou uma direção escolar.
  • Foi municipalizada em 2000 e no ano seguinte em 2001, tornou – se escola sede do polo, nucleadas as seguintes regiões: Lagoa do Limoeiro. Areia do Rio, Lagoa da Dizinimeira, Saco do Tingui, Barriguda, Boqueirão I, Boqueirão II, Boqueirão de Cima, Serrinha e Mocambo.
  • Em 2004, foi ampliada, ganhando mais duas salas de aula e uma cozinha.
  • Em 2005, foi erradicada a maioria das turmas multisseriadas com a elaboração do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) com a participação de todo corpo docente e direcional.
  • Em 2006, foi contemplada com uma Biblioteca, fruto de grande esforço e persistência junto a Secretaria Municipal de Educação com um acervo bibliográfico de 2.188 livros.
  • Em 2009, assumiu a direção da referida escola citada e do Polo Educacional da Cascalheira o pedagogo Israel Vieira Cruz, juntamente a um corpo pedagógico dando continuidade aos trabalhos anteriores. Gestão essa que elaborou e retroalimentou a maioria da documentação pendente como: Proposta Pedagógica, Regimento Interno e Plano da Ação.
  • Nesse ano em 2010, foram desanexadas do Polo Educacional da Cascalheira três escolas, fundando assim o Polo Educacional da Lagoa do Limoeiro localizado no povoado Lagoa do Limoeiro, Sítio do Quinto – BA. Assim o Polo Educacional da Cascalheira ficou formado apenas por sete escolas, onde aconteceu uma reforma geral em todas as escolas, já na Escola Municipal Professor Roberto Santos foi construído o muro, (até então um sonho), uma sala de aula e um laboratório de informática.
Desde o inicio de sua história a instituição (Polo Educacional da Cascalheira) atende a crianças do Ensino Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental. Com o passar do tempo as exigências escolares aumentaram, aumentando também a capacidade de organização. Hoje é instituição de ensino de referência em compromisso de educação na região, buscando sempre atender a comunidade no resgate da cidadania e na parceria família e escola.

 Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar: Polo Educacional da Cascalheira
Escola sede: Escola Municipal Professor Roberto Santos
Endereço: Faz. Cascalheira S/N, Sítio do Quinto - Bahia
Telefones:(75) 3296 2260 e (75) 99532202
E-mail : polocascalheira@gmail.com/
Modalidades de ensino: Pré Escola, Educação de Jovens Adultos (EJA) e Ensino Fundamental de Oito e Nove Anos
Classificação IDEB: 3.0
Quantitativo de alunos: 259
Escolas que compõem o Polo Educacional da Cascalheira:
Escola Municipal Professor Roberto Santos
Escola Municipal Assentamento Tingui
Escola Municipal Erivaldo José do Nascimento
Escola Municipal Antônio Lourenço
Escola Municipal São José
Escola Municipal Vereador José Alves da Conceição
Escola Municipal João Sá Neto I

Diretor Escolar
 Israel Vieira Cruz
Secretário (a)
Decilvania de Jesus Alves

Coordenadores pedagógicos
  • Josefa Leide
Professores (as):
  1. Agda Jesus Carvalho Varjão
  2. Carlos Eduardo Santa de Jesus
  3. Claudeci Santos Mota
  4. Cristian Carvalho
  5. Eduardo C. do Nascimento
  6. Elenilda Maria da Silva
  7. Elidária Jesus dos Santos
  8. Franklin Matos
  9. José Marcondes de C. Neves
  10. Josefa Hilda de C. Nascimento
  11. Maria Adenise de Oliveira
  12. Maria Selma dos Santos
  13. Ronivon de J. Oliveira
  14. Rosicleide A. dos Santos
  15. Vanessa Santos Silva
PERFIL DOS ESTUDANTES
Os alunos apresentam dificuldades ortográficas, interpretação textuais, raciocínio lógico, devido à realidade em que vivem, ou seja, o vício de linguagem falta do hábito de leitura e o acompanhamento familiar, havendo assim a necessidade de uma melhoria no desenvolvimento ensino aprendizagem. Para que haja um bom desempenho dos funcionários da escola e para que possa haver um progresso na aprendizagem dos alunos a escola orienta os pais como proceder no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, sendo que esta orientação é passada para aqueles que comparecem com mais freqüência a escola e eles assumem que não segue com a exatidão o recomendado.

Os alunos na escola aprendem o respeito pelo outro, a viver em sociedade tornando-se pessoas críticas, humanas e cientes de suas ações por meio de atividades significativas e contextualizada de acordo com o currículo escolar. A escola procura seguir a grade curricular abaixo, encontrando alguns obstáculos como: tempo curto para realização dos trabalhos, falta de recursos pedagógicos como objetos concretos e multimídias.

  
 PERFIL DA COMUNIDADE ENTORNO
Vivemos em uma sociedade com desigualdades sociais, individualista e capitalista, onde as pessoas pensam e vivem a seu próprio benefício. Colocam sempre a escola como principal responsável no ato de educar pensando que a mesma é o único meio de um individuo obter sucesso, esquecendo que educação se constrói em conjunto escola e comunidade.

A sociedade considera a escola como um espaço de preparação para atuar no mundo repleto de desigualdades, e que é um espaço onde aprendem a lutar pelos seus ideais e se qualificam profissionalmente. Porém cooperam pouco na aprendizagem do nosso alunado. Sendo assim, a escola tem a cubência de formar cidadãos críticos, criativos, ativos e preparados para lidar com as diversas situações do cotidiano de forma consciente na convivência com o outro, dessa forma a escola tenta mostrar caminhos onde o aluno possa obter sucesso na vida.

A educação transmitida pela escola é sistemática e de qualidade onde busca ser construtiva e levar os alunos a pensar e expor suas idéias, esta também tem caráter conteudista procurando mostrar valores éticos e comportamentais que incentive o respeito pelo próximo fortalecendo os valores que trazem de seus familiares, servindo como base para a formação do sujeito em um mundo de constantes transformações

  
 CONSELHO ESCOLAR
No momento não temos membros do conselho na gestão da escola, pois estamos aguardando a conclusão do projeto pedagógico, para juntar toda comunidade escolar e realizar as eleições para o conselho escolar.

  
 PPP

O Projeto Pedagógico (PP) dessa unidade escola esta na fase final de elaboração, já foi feita várias assembléias com toda comunidade escolar: pais, funcionários, professores, representantes da sociedade, coordenadores pedagógicos e corpo diretivo da instituição. No intuito de diagnosticar e avaliar todos os problemas existentes e procurar as melhores maneiras de solucionar.

  
 Missão
Queremos viver em uma sociedade humanista, justa, e igual para todos que aceite as diferenças, seja solidaria, unida, sem violência e que participem mais ativamente nas atividades escolares e que os indivíduos possam entrever de forma crítica e consciente na sociedade e em sua própria formação.

Buscamos uma escola onde procura formar cidadãos participativos e atuantes que conheçam seus deveres e busquem seus direitos, promovendo boas relações e ações com um ser social, cidadão bem preparado profissionalmente, não esquecendo o lado humano em fim um sujeito crítico, ativo e participativo capaz de formar e defender suas próprias opiniões. Queremos uma sociedade compromissada e responsável com os educandos, que respeite o promova a igualdade entre as pessoas, valorizando a cultura e a solidariedade. E a escola juntamente com a comunidade escolar e local, pode contribuir para melhorar a sociedade buscando melhor a qualidade de ensino.

Sabemos que a educação é a base de todas as aprendizagens, formal e informal, que leva ao desenvolvimento do sujeito, logo queremos priorizar uma educação de qualidade baseada na criticidade, no humanismo, na igualdade, nas ações e que o conhecimento prevaleça como base fundamental para a sua formação social, onde a participação dos pais e da comunidade seja ativa, em fim que seja desenvolvida a construção de uma parceria sólida. Neste processo queremos que os alunos, quanto à comunidade reconheçam a importação da educação escolar para se tornarem pessoas críticas e pensantes capazes de atuarem de forma consciente no meio, o qual está inserido.

Desta forma queremos que a escola seja um espaço aconchegante, prazeroso e que estimule a participação de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Assim transformando a realidade dos alunos com a aprendizagem e o conhecimento. Neste meio queremos um professor mediador, atuante, participativo, compromissado, responsável, inovador apaixonados pelo que fazem que tenham uma formação adequada com grande visão de mundo, auto-estima e consciente de seu papel na formação dos indivíduos e acima de tudo que este profissional seja respeitado e valorizado por todos.

Queremos manter com a família uma relação harmoniosa, amigável onde as participações dos pais na escola sejam ativas com muito compromisso e incentivo, pois a interação entre pais e escola estimula o aluno e contribui para uma aprendizagem significativa. Esta participação deve ser permanente, visitando a escola no horário de aula, no recreio, em reuniões em eventos atividades extras classes, sempre observando como esta o comportamento e o desenvolvimento de seus filhos para não tirar conclusões precipitadas sobre a escola e seus profissionais. Compreendemos que é imprescindível que os pais sejam bem acolhidos na escola e que haja uma boa interação entre o professor e família, que esta compareça a escola sempre que solicitada ou quando houver necessidade e freqüentemente para ajudar na aprendizagem dos filhos e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento dos mesmos.

Precisamos incentivar o nosso aluno a se interessar por sua vida escolar desenvolvendo no mesmo uma auto-estima confiança em seu potencial para aprender, assim adquirindo aptidão para buscar a auto aprendizagem e realizando todas as atividades durante a aula, como também os para casa, ou seja, cumprindo com suas responsabilidades de aluno.

Para que esse processo de desenvolvimento seja viável precisamos de uma escola equipada com vários recursos pedagógicos, tecnológicos em um espaço especifico, espaço para biblioteca, uma brinquedoteca, uma videoteca. E necessitamos do desenvolvimento de projetos de músicas, esporte, culinárias, hortas, leitura, escrita e para os nossos profissionais cursos de formação continuada a longo e curto prazer.

Os alunos devem aprender na escola a respeitar o outro, a descobrir o significado de uma boa convivência social, a construir caminhos que levem para a aprendizagem e a boa formação como cidadão, em fim eles devem aprender a aprender, a ser, a conviver em comunidade e obter os conhecimentos da grade curricular que lhes são necessário no decorrer de sua vida. Assim a comunidade escolar pode contribuir para a melhora da aprendizagem dos alunos desenvolvendo e aplicando estratégias diversificadas onde prevaleçam atividades contextualizadas e dinâmicas procurando identificar e trabalhar as causas que interferem e dificultam a aprendizagem para parti-la daí desenvolver Taís atividades.

Valores
A comunidade escolar tem como valores:
a) Valor 1: Ensino/aprendizagem:
b) Valor 2: Cultura e lazer:
c) Valor 3: Leitura/escrita.